Pesquisa, Desenvolvimento e inovação tecnológica

As atividades de P&D são conduzidas por unidades especializadas ou centros de pesquisa de empresas, universidades ou agências do Estado. O P&D define a tecnologia como o conjunto de conhecimentos métodos e instrumentos.

No âmbito comercial, “pesquisa e desenvolvimento” normalmente se refere a atividades de médio prazo e/ou orientadas ao futuro, relacionadas a ciência ou tecnologia, usando técnicas similares ao método científico sem que haja resultados pré-determinados mas, com previsões gerais de algum benefício comercial.

A Lei de Informática na Amazônia tem como prerrogativa que todas as empresas que produzem bens e serviços de informática apliquem, anualmente, no mínimo 5% (cinco por cento) do seu faturamento bruto no mercado interno, decorrente da comercialização dos produtos incentivados, em atividades de pesquisa e desenvolvimento a serem realizadas na Amazônia, conforme projeto elaborado pelas próprias empresas, com base em proposta de projeto a ser apresentada à Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa.

  • Lei nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991:
  • Decreto nº 6.008, de 29 de dezembro de 2006:
  • Resolução nº 71, de 6 de maio de 2016:
  • Portaria nº 601, de 15 de dezembro de 2017
  • Portaria nº 307, de 25 de maio de 2018 – Anexo: Ofício Circular nº 13/2018
  • Portaria nº 219, de 4 de julho de 2017 (Revogada pela Portaria nº 307, de 25/5/2018) – Anexo: Ofício Circular nº07/2016
  • Decreto nº 6.008, de 29 de dezembro de 2006.
  • Portaria nº 222, de 4 de julho de 2017
  • Medida Provisória nº 810, de 8 de dezembro de 2017

P&D eEver

A eEver Soluções Tecnológicas possui um vasto portfólio de projetos de inovação tecnológicas, desde projetos na área de segurança do trabalho, até projetos de aplicação de automação industrial 4.0. A eEver possui parceria com várias universidades e está incubada na InUEA, Incubadora de empresas da Universidade do Estado do Amazonas, instituição credenciada ao CAPDA – Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia.

A eEver possui parceria com doutores e pesquisadores nacionais e internacionais com know how em desenvolvimento de projetos de grande porte e com significativos impactos comerciais, operacionais e sociais. A eEver também possui parceria com a AGIN – Agência de Inovação da Universidade do Estado do Amazonas, onde possui ações conjuntas para o fortalecimento do PIM – Pólo Industrial de Manaus.

A eEver Soluções Tecnológicas possui um time de assessoria especializada em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Em nosso time contamos com assessoria jurídica, econômica, contábil e, principalmente, com engenheiros com vasta experiencia em indústria, logística e áreas afins.

Nossos Parceiros

Solicite uma proposta ou visita técnica para P&D

Suportescreen tag